Vale a pena investir no tão falado “pote de vidro”?

Existem todos os tipos de tachos e panela de vidro na cozinha, mas há sempre alguns que deixam uma impressão duradoura, principalmente aqueles que ficam lindos. Por exemplo, todo mundo conhece o “pote de esmalte”, que é popular há muitos anos. Porém, quando retirarmos sua linda aparência, descobriremos que a panela esmaltada é apenas uma camada de “esmalte” das décadas de 1980 e 1990 adicionada à panela de ferro fundido. Ao mesmo tempo, havia outro tipo de pote que se tornou muito popular na mesma época: o “pote de vidro”. Muitas pessoas conhecem este último, e algumas pessoas até se tornaram “fãs incondicionais” de potes de vidro e substituíram todas as panelas da cozinha por potes de vidro. Essa preferência por potes de vidro é mais do que apenas preferência pessoal. Na verdade, em nossas vidas, os potes de vidro entraram em muitos lares comuns. Portanto, a questão é: vale a pena comprar um conjunto de potes de vidro que vale centenas ou mesmo milhares de dólares? É um artefato ou um supérfluo? A seguir, partirei da minha experiência pessoal e usarei um método de “perguntas e respostas” para discutir este tópico, na esperança de ajudar todos a entenderem os potes de vidro de forma mais racional.

1. Por que comprei um pote de vidro?

Inicialmente, eu não sabia que existia um “pote de vidro”. Até que um dia fui à casa de uma amiga como convidada e acidentalmente entrei na cozinha dela e vi uma panela “âmbar”. Devo admitir que “entrar na onda” não foi o principal motivo pelo qual comprei um pote de vidro. Há apenas uma razão pela qual eu pago por isso: sua “aparência”. Devo dizer que o pote de vidro é realmente lindo, sua aparência dá às pessoas uma sensação de “sofisticação”, “luxo leve” e “pequena burguesia”. Esse, para mim, é o maior argumento de venda dos potes de vidro.

2. O pote de vidro explodirá?

Embora algumas pessoas possam ter vergonha de falar sobre esse assunto (por medo de serem ridicularizadas por outras pessoas), eu estava muito preocupado com esse assunto antes de decidir comprar um pote de vidro. Embora muitas pessoas estejam usando, não confio muito em potes de vidro porque não tenho experiência. Depois de alguma pesquisa, descobri que a maioria das panelas de vidro do mercado não frita. Claro, isso se soma a alguns potes de vidro de péssima qualidade (alteração de material).

Guia para casa bonita Sala de aula pequena: Deixe-me compartilhar brevemente o “bom senso” que aprendi. Teoricamente, todos os produtos de vidro não explodem facilmente em altas temperaturas. Como a formação do vidro requer um ambiente de alta temperatura de milhares de graus Celsius, não é fácil “explodir” em altas temperaturas. No entanto, deve-se notar que a premissa para o estouro do vidro é que a diferença instantânea de temperatura exceda a faixa que o próprio vidro pode suportar. Por exemplo, alguns copos comuns que normalmente usamos para beber água podem estourar se água quente for derramada neles e, em seguida, água gelada for derramada neles. Isso ocorre porque o vidro comum pode suportar uma baixa diferença instantânea de temperatura (ele explodirá se exceder 80°C). Os potes de vidro existentes no mercado geralmente utilizam dois tipos de materiais de vidro, um é “vidro com alto teor de borosilicato” e o outro é “vidro cerâmico” (também chamado de vitrocerâmica). Os dois tipos de vidro acima são mais estáveis ​​em altas temperaturas do que o vidro comum e podem suportar diferenças instantâneas de temperatura mais altas. Por exemplo, um pote de vidro feito de vidro com alto teor de borosilicato pode ter uma diferença instantânea de temperatura de cerca de 150°C, enquanto o vidro cerâmico pode suportar uma diferença instantânea de temperatura de mais de 400°C. Portanto, desde que o pote de vidro feito com esses dois materiais teoricamente não seja fácil de explodir, a qualidade do pote de vidro feito de vidro cerâmico é ainda melhor.

3. Quais as vantagens de usar potes de vidro?

Depois de comprar um pote de vidro valioso, naturalmente quero usá-lo mais. Durante o uso, descobri que tem as seguintes vantagens:

O corpo e a tampa da panela são totalmente transparentes, permitindo a visualização dos ingredientes: Como o vidro é transparente, dá para ver claramente as mudanças nos ingredientes durante o processo de cozimento, que é um pouco semelhante ao meu vaporizador elétrico transparente.

Panela multifuncional: a panela de vidro tem forte resistência ao calor e boa estabilidade e é adequada para vários métodos de cozimento, incluindo fogões a gás, fornos de micro-ondas, fogões elétricos de cerâmica, fornos a vapor, etc. Quer seja para fritar, refogar, cozinhar ou fritar, aguenta facilmente, o que é sem dúvida uma das suas grandes vantagens.

Não revestido, relativamente seguro: Em comparação com várias panelas antiaderentes, as panelas de vidro são relativamente mais seguras porque não são revestidas.

4. Quais são as deficiências dos potes de vidro?

Embora as vantagens dos potes de vidro sejam reconhecidas, algumas de suas desvantagens também devem ser observadas. Depois de usá-lo por mais de um mês, começo a usá-lo cada vez menos, principalmente pelos seguintes motivos:

Fácil de grudar no fundo e requer agitação frequente: Como o vidro é mais denso e conduz o calor mais rápido, ao cozinhar alguns mingaus, é fácil grudar no fundo se não mexer a tempo.

A limpeza não é fácil e requer algumas habilidades: Embora alguns comerciantes afirmem que os potes de vidro são fáceis de limpar, após o uso real, eles descobriram que são um pouco “exigentes” na limpeza. Como a lã de aço não pode ser usada e é fácil de aderir ao fundo, métodos apropriados devem ser usados ​​durante a limpeza, caso contrário, será difícil limpá-la completamente.

Não resistente a quedas: Ao contrário das panelas de inox e ferro da cozinha, é preciso ter mais cuidado com as panelas de vidro porque são frágeis. Portanto, você não pode esperar que dure tanto quanto outros potes.

-FIM-

No geral, de uma perspectiva prática e econômica, os potes de vidro podem não ser o investimento mais rentável. Mas se você tem uma preferência especial ou obsessão por potes de vidro, pode considerar comprá-los de acordo com seu orçamento e necessidades. Porém, ao escolher, certifique-se de que o material do vidro seja vidro borossilicato ou vidro cerâmico.

Leave a Reply

Proudly powered by WordPress | Theme: Looks Blog by Crimson Themes.