A decoração da festa junina fica ainda mais completa quando incluímos poemas e frases alusivas ao tema para enfeitar o ambiente. Entre os enfeites festa junina como bandeirinhas, balões e guirlandas, espalhe versos e citações sobre o São João para deixar os convidados imersos na atmosfera caipira.
Os enfeites festa junina remetem ao Nordeste, portanto poemas que falam da cultura da região combinam perfeitamente. O escritor Patativa do Assaré tem vários poemas sobre o São João, como este:
“Fogueira acesa, São João chegou
A rua enfeitada, o povo sorrindo
Balão subindo, bomba estourando
É festa bonita, alegre e brincante”
Outro poema junino de Patativa do Assaré é:
“Roupa de chita, batina enfeitada,
Festejo na rua, alegria sertaneja,
Boi bumbá na praça, quadrilha na várzea,
É festa de São João, festa nordestina”
Frases curtas e objetivas também ficam ótimas espalhadas pela decoração da festa, como:
“O São João chegou, há folia no ar!”
“Solta a fogueira, pega teu par!”
“Que venha a quadrilha, o forró e o repente!”
“Arraia fuzuê, dança com alegrumente!”
Outras frases para decorar:
• “Balança fogueira, deixa a pinga esquentar!”
• “Hoje a noite é de São João, amanhã é outro dia!”
• “Passarinha voa, pega fogo na fogueira!”
• “Taca lenha na fogueira, vem pular!”
• “Vamo festeja, vamo comemoá, é São João na Roça!”
• “Pinga quentão, milho assado, é festa na fogueira acendiada!”
Você pode escrever os poemas e frases à mão em cartolinas, tecidos como sacos de estopa ou juta e pedaços de madeira. Distribua-os pela festa, colando ou pendurando entre guirlandas e bandeirinhas. Outra ideia é imprimir em folhas de papel mais rústico, recortar e fazer varais para pendurar.
Pegue emprestado o estilo de letras de convites de festa junina, imitando fonte de datilografia antiga ou manuscrita. Use tintas, gizes, carvão ou cafés para tingir as letras e dar um aspecto envelhecido. Se quiser um ar ainda mais natural, escreva os poemas e frases em pedaços de madeira, cortiça ou pedra.
Entre as comidas, bebidas, brincadeiras, músicas e danças típicas, ter poemas e frases alusivas à festa junina espalhadas pelo ambiente deixará tudo mais completo e ajudará a compor o clima de celebração. Seus convidados certamente vão amar e entrar no espírito folclórico da festa!
Outras dicas para decorar a festa junina com poemas e frases:
• Faça cartazes grandes para colocar atrás da mesa de doces, salgados ou bebidas. Escolha poemas que falem da comida típica como pamonha, canjica, milho assado.
• Em vez de colocar o nome dos pratos em etiquetas nos balcões de comida, decore placas de madeira ou arame com versos alusivos aos quitutes. Fica mais criativo e charmoso.
• Na parede da fogueira ou perto da pista de dança, pendure placas com poemas e frases sobre quadrilha, forró e casamento matuto.
• Decore as cadeiras dos convidados com fitas coloridas e presas a elas coloque bilhetes com rimas engraçadas sobre o São João. Surpreenda os convidados com esse mimo.
• Faça centros de mesa com balões, flores, folhas secas e inclua pequenos cartões com citações caipiras para alegrar as conversas.
• Escolha uma árvore no jardim ou quintal e decore suas folhas com adesivos redondos contendo frases de São João. À noite, quando acender as luzes, ficará mágico.
• Em garrafas, vasos ou latas, cole pedaços de papel com rimas juninas. Escreva também nos espelhos, janelas e vidros com giz ou apagável.
• Leve para a festa livros de cordel e coloque-os em lugares de destaque para os convidados lerem e se divertirem.
• Faça um varal de roupas com camisas caipiras, xadrezes e chitas. Presas às peças, pendure placas com poemas alusivos à indumentária sertaneja.
• Escreva com giz no chão, especialmente perto da fogueira, poemas e canções típicas de São João para dar um toque rústico à decoração.
Com criatividade você pode espalhar poesias e citações por toda festa para inspirar seus convidados a celebrarem o São João com muita alegria e animação. Afinal, festa junina sem folclore perde a graça! Divirta-se!