Especialistas em interiores compartilham seus conselhos sobre a escolha de cadeiras de jantar para sala de jantar, incluindo os prós e os contras de diferentes designs
‘Preferimos assentos que não sejam muito pesados. Um assento com composição de duas peças permite mais diversão com combinações de tecidos para iluminar o ambiente”, acrescenta Michael Sandsmark, designer de interiores da Design West. Para um design elegante e prático, você pode tentar usar um design básico resistente a manchas no assento com um design marcante nas costas da cadeira.
Pode não ser a primeira coisa que você pensa ao escolher cadeiras de jantar, mas a altura do encosto de uma cadeira pode afetar tanto o conforto do assento quanto a aparência da sala, dizem os especialistas. Cadeiras de jantar com encosto alto funcionam bem em ambientes formais e salas de jantar tradicionais, enquanto designs com encosto baixo proporcionam um toque mais descontraído.
‘Historicamente, as cadeiras de jantar estofadas tendiam a ter encosto mais alto, tanto para suporte quanto para aquecimento – nossos designs Cromwell, Georgian e Classic Adam são ótimos exemplos disso. Hoje em dia, porém, os designs de cadeiras com encosto inferior realmente cresceram em popularidade, pois se adequam aos ambientes mais contemporâneos que a vida moderna traz”, diz Amanda Huber, proprietária da Dining Chair Co.
Alternativamente, se você não quiser se distrair de outros recursos da sala, designs mais discretos com encosto baixo são uma opção melhor. Da mesma forma, designs com moldura aberta, como designs de madeira escandinavos ou de meados do século, são perfeitos se você deseja fazer um ambiente parecer mais espaçoso.
Simon Temperall, da Neptune, informa que ‘cadeiras com encosto mais alto ou tufos tendem a parecer mais formais, enquanto cadeiras com encosto mais baixo são muito mais versáteis e funcionam em qualquer lugar da casa’.
“Se você deseja que sua sala de jantar tenha uma aparência elegante e elevada, opte por uma cadeira de jantar com encosto alto”, acrescenta Anne Hepfer.
Seu design sem encosto mantém as linhas de visão claras, fazendo com que os espaços pareçam abertos, além dos bancos ajudarem os quartos a se sentirem mais sociáveis e, embora possam não ser tão confortáveis quanto os assentos, podem facilmente ficar mais confortáveis com a adição de almofadas de banco ou mantas de pele de carneiro. Além disso, conjuntos de mesas e bancos com bancos projetados para caber perfeitamente sob a mesa são soluções de assento maravilhosas para espaços pequenos.
Também estamos vendo o retorno dos assentos para banquetes. Assim como os bancos, as banquetas podem contribuir para um ambiente descontraído e estimular a interação. ‘Gosto de construir banquetas ao redor do perímetro para criar um ambiente semelhante a um lounge que pode ser atraente e útil durante coquetéis’, diz o interior d
esigner Phillip Thomas.
assento para banquete de cozinha
(Crédito da imagem: Simon Brown)
No entanto, a desvantagem de sentar com tecido justo é que pode ser difícil limpar o estofamento, portanto, considere um material que seja fácil de limpar; limpar couro sintético é mais fácil do que lidar com o couro real.
“Lembre-se de que o couro não é tão prático quanto pode parecer em uma sala de jantar: o óleo e a graxa penetram no couro, deixando marcas escuras que são muito difíceis de remover”, alerta o designer Simon Temprell.
Alternativamente, experimente uma banqueta em tecido escuro que vai disfarçar melhor as manchas e adicionar cor com almofadas ousadas, como é demonstrado no espaço acima por Salvesen Graham.