Outra opção para prolongar o período de secagem é fixar o varal em uma área externa coberta, como embaixo de um amplo alpendre ou varanda ou dentro de uma garagem aberta. Não pegará tanto sol quanto uma linha externa, mas deve evitar o pior de qualquer chuva. Se você tem uma estufa vazia esta também é uma boa opção para secar suas roupas no inverno, seja no varal ou no arejador. (As estufas em uso não são boas para secar roupas, pois tendem a ser bastante úmidas por dentro.)
Mesmo que chova em algum momento do dia, muitas vezes ela secará novamente se for deixada no varal, especialmente se houver um pouco de vento.Nuvens dramáticas com chuva caindo nos campos abaixo
Tempos e logística
Colocar a roupa no varal leva um pouco de tempo (cerca de 5 minutos por carga), então como você adapta isso ao seu dia agitado? O ideal é que você lave a roupa logo para que tenha o máximo de tempo de secagem, principalmente nos meses mais frios.
Portanto, nossas principais dicas para encaixá-lo em sua rotina são:
A opção mais simples é usar um cronômetro na máquina de lavar para que a roupa esteja pronta para ser pendurada assim que você se levantar. Você pode usar um plugue com temporizador se sua máquina de lavar não tiver uma função de temporizador embutida.
Depende inteiramente de você exatamente quando pendurar a roupa – se precisar sair de manhã cedo, você pode pendurá-la enquanto ainda está escuro. Nada de ruim vai acontecer!
Na verdade, no verão você pode até pendurar a roupa antes de dormir para que esteja pronta para o sol assim que ele nascer. Depois, basta trazê-lo (sentindo-se um pouco presunçoso) quando voltar do trabalho.
Normalmente, você desejará trazer sua roupa lavada antes do anoitecer. Isso ocorre porque o orvalho geralmente começa a se formar à medida que o sol se põe e deixará sua bela roupa seca levemente úmida. Se for um dia particularmente quente ou ventoso, o orvalho será um problema menor.
Tome um pouco de ar!
Cada um tem sua técnica preferida para prender as roupas, mas o princípio básico para uma secagem mais eficaz é expor o máximo possível da peça ao sol e à brisa.
Portanto, nossas principais dicas para fixar sua roupa são:
Espalhe as peças de roupa individuais o máximo possível no espaço disponível. Tente evitar itens sobrepostos.
Não deixe peças como meias amontoadas e desenrole as mangas ou pernas das calças dobradas.
Desabotoe camisas e descompacte moletons e jaquetas para que fiquem abertos.
Pendure lençóis e capas de edredom pelas bordas, em vez de dobrá-los no varal. Isso permite que qualquer brisa os encha como velas, para que sequem mais rapidamente. Certifique-se de fixá-los bem!
Quando dá errado
A secagem em linha é muito simples, mas há algumas coisas que podem dar errado:
Começa a chover: Se for apenas um banho leve e você só recentemente pendurou a roupa (para que ainda esteja molhada), deixe a roupa no varal e veja-a como um enxágue extra.
Começa a chover bem: Se a roupa estiver quase seca, traga-a e finalize no arejador ou na secadora; se a roupa ficar totalmente encharcada, você pode querer dar uma volta extra na máquina primeiro.
Você se esquece de trazer a roupa lavada e deixá-la fora durante a noite: nada de ruim vai acontecer a não ser ficar um pouco úmido com o orvalho.
Cocô de pássaro: limpe a área afetada ou, se estiver muito ruim, jogue-a de volta na máquina de lavar.
A lavagem sai da linha: Isso só acontece muito raramente, mesmo em locais com muito vento, desde que você use bons pinos. Além disso, quando um item não está mais preso ao varal, ele para de agir como uma pipa e geralmente cai no chão próximo – deixando você com apenas uma meia suja para cuidar, em vez de uma meia perdida.
Recomendações de secagem em linha
Para facilitar a sua vida na lavanderia, aqui estão algumas recomendações de acessórios que consideramos úteis:
Obtenha alguns pinos decentes! Os de plástico são bonitos, mas os de madeira ou bambu duram mais e são melhores para o meio ambiente. Os melhores pinos são os de aço inoxidável: não quebram e podem ser reciclados – mas são mais caros.