Naked Armor Samson Shavette Navalha Reta
Uma navalha Shavette também é conhecida como uma navalha de lâmina descartável.
No entanto, ao discutir seus supostos benefícios para iniciantes, sempre houve um debate acalorado. Segundo eles, seria melhor simplesmente aprender diretamente a usar uma navalha, em vez de perder tempo com uma maquininha de barbear e depois mudar para a primeira, pois elas diferem no material e no peso da lâmina.
Além disso, os barbeadores nem sempre estiveram em cena. As Shavettes surgiram quando as regulamentações higiênicas se tornaram mais exigentes para o uso comercial de navalhas. Devido ao medo de propagação de doenças transmitidas pelo sangue, como hepatite e HIV, os conselhos reguladores decidem para minimizar retas e promover barbeados. Caso contrário, os barbeiros continuarão a usar suas navalhas.
No entanto, a escolha de usar uma barbeadora em vez de uma navalha sempre dependerá de preferências diferentes. Se você deseja um utensílio de barbear com mais peso e que possa cortar facilmente qualquer tipo de cabelo, opte por um liso. Por outro lado, se você sabe que não tem tempo para cuidar de uma linha reta e não se importa em usar lâminas DE, contando com Teflon, compre uma barbeadora.
Cada nação tem sua própria versão tradicional de banco de barbear. Por exemplo, se os egípcios foram os pioneiros da navalha convencional, os romanos tinham uma navalha que parecia um soco inglês, chamada novacila. Enquanto isso, na parte oriental do globo, os japoneses eram conhecidos por suas navalhas Kamisori.
Kamisori se traduz literalmente como “navalha”. Há muito tempo é usado pelos japoneses para raspar a cabeça de monges budistas e samurais como uma homenagem às suas crenças. O design de um Kamisori pode até ter inspirado a navalha ocidental, já que ela existe há muito tempo, remontando à era medieval.
A lâmina do Kamisori é principalmente de aço à base de carbono, yaksuri, ou raramente de aço tamahagane à base de ferro, que também é o material de que as lâminas de samurai são feitas. E, ao contrário das navalhas, o fio de um Kamisori tem um desbaste oco de um lado e um desbaste parcial do outro, tornando o processo de brunimento uma forma de arte completa.
Quando se trata do cabo, o Kamisori não gira para trás, mas permanece como uma faca típica. Já seu cabo é feito de planta nativa, rattan, envolto e lacrado com borracha para proporcionar uma pegada firme ao usuário.
Apesar de seu design ter mil anos, os Kamisoris são um luxo raro na era moderna. Apenas uma empresa produz Tamahagane Kamisoris, mas você também pode encontrar muitas lâminas de barbear Kamisori vintage originais. No entanto, você pode encontrar facilmente lâminas de barbear com design semelhante, mas usando aço e materiais de cabo diferentes.
Cuidando da sua navalha
Ao considerar cuidadosamente as orientações que você precisa ao comprar navalhas, alguém poderia pensar que uma navalha cara seria a melhor opção para aproveitar ao máximo sua compra. No entanto, isso nem sempre é verdade.
Sem dúvida, uma navalha de alto preço pode conter os melhores e mais caros materiais do mercado. No entanto, essas qualidades por si só não garantem que sua navalha durará muito.
O segredo para possuir uma maquininha de barbear que vale ouro é saber cuidar de tudo o que você escolher comprar. Não importa quão forte seja a lâmina da sua navalha, ela não será suficiente para o desgaste do tempo. Afinal, o uso constante leva a arestas opacas – um fato inevitável.