Quadrilha junina – aprenda a coreografia 

Não tem festa junina sem quadrilha! As ruas se enfeitam com diversos enfeites festa junina e as quadrilhas animam a celebração, com seus trajes coloridos, coreografias alegres e músicas tradicionais. A quadrilha junina é uma dança popular brasileira com influência europeia, trazida pelos portugueses.

A coreografia básica da quadrilha é fácil de aprender e pode ser adaptada de acordo com o ritmo da música. Veja os principais passos:

1. Balanço: Os dançarinos se movimentam lateralmente para a direita e esquerda com os braços levantados, se balançando ao ritmo da música. Primeiro as mulheres se balançam sozinhas, depois os homens.

2. Vira: As mulheres dão uma volta de 360 graus para a direita sobre os calcanhares, enquanto os homens caminham em círculo. Depois invertem, com os homens virando e as mulheres caminhando.

3. Corrente: Todos os dançarinos seguram as mãos e se movem lateralmente, serpenteando para formar uma corrente. Primeiro para um lado, depois para o outro.

4. Roda: Soltando as mãos, os dançarinos rodam em círculo, cada um girando para sua direita. As mulheres giram com saias levantadas enquanto os homens batem palmas.

5. Cruza: Os pares dançantes se cruzam passando por baixo dos braços erguidos, as mulheres cruzando para a direita e os homens para a esquerda. Depois retornam aos seus lugares iniciando o próximo passo.

6. Cotovelo: Os dançarinos seguram o cotovelo do parceiro e rodopiam em sentido anti-horário. As mulheres com a mão direita no cotovelo esquerdo do homem e os homens com a mão esquerda no cotovelo direito da mulher.

7. Galope: Todos galopam para a esquerda com passos laterais, batendo palmas e gritando “êpa!”. As mulheres levantam levemente as saias enquanto galopam. Depois invertem o galope para a direita.

8. Final: Os casais dançantes se curvam em reverência para marcar o final da quadrilha, as mulheres fazendo uma meia volta e os homens tirando o chapéu. Aplausos para os dançarinos!

Aqui estão mais algumas dicas para dançar quadrilha junina:

•Vista-se a caráter com roupas típicas como saia rodada e blusa de alcinha para as mulheres e calça, camisa xadrez, chapéu de palha e lenço para os homens. As roupas coloridas e estampas juninas entrarão no clima da dança.

•A coreografia básica pode ser adaptada de acordo com a música. Outros passos como bate cabelo, túnel, caracol e trenzinho podem ser inseridos. Improvise!

•Sorria, grite “êpa!” e bata palmas para interagir com os outros dançarinos e o público. A dança deve ser alegre e descontraída.

•Ensaie os passos antes para não ficar muito nervoso na hora. A coreografia é bem fácil, mas a prática ajuda para maior confiança e desenvoltura.

•Forme pares com pessoas de portes semelhantes para melhor execução dos movimentos. Caso sobre alguém sem par, os passos individuais e em grupo podem ser realizados sem problemas.

•Movimente-se conforme a batida da música. Siga o ritmo do sanfoneiro ou da banda que está tocando. O ritmo região da música é fundamental para conduzir os passos.

•Levante bem os braços e saias, e chute o ar com empolgação. A energia de todos os dançarinos determinará o sucesso e animação da quadrilha.

•Repita quantas quadrilhas quiser! Não há limite para essas danças alegres que fazem parte do folclore cultural brasileiro.

•Ensine os passos da quadrilha junina para as crianças desde cedo. As tradições populares devem ser preservadas e transmitidas às novas gerações.

Divirta-se muito na sua próxima quadrilha! Com roupas coloridas, boa música, dançarinos animados e coreografia divertida os festejos de São João ficarão ainda mais completos. Viva a cultura popular brasileira!

VER MAIS
10 enfeites festa junina para decorar sua casa

Proudly powered by WordPress | Theme: Looks Blog by Crimson Themes.