Especialistas em interiores compartilham seus conselhos sobre a escolha de cadeiras de jantar para sala de jantar, incluindo os prós e os contras de diferentes designs
No entanto, se você tem uma área de jantar em uma sala de estar em plano aberto ou está procurando ideias para sentar na cozinha, você pode optar por algo menos formal.
‘Em uma área de tráfego intenso, como uma cozinha ou sala de café da manhã (ou uma casa com crianças pequenas e animais de estimação), seria melhor escolher uma cadeira de madeira ou pintada para maior praticidade e fácil limpeza’, diz Simon Temprell. Claro, para torná-los mais confortáveis, você sempre pode adicionar almofadas de assento.
Alternativamente, se você tiver uma pequena sala de jantar, considere designs leves e empilháveis feitos de metal ou plástico.
Cadeiras de jantar de madeira em uma lanchonete
(Crédito da imagem: Anna Stathaki)
As cadeiras de jantar com braços são melhores?
Outro grande debate quando se trata de assentos para salas de jantar é escolher cadeiras com ou sem braços – novamente, há prós e contras em ambos os designs. Se o espaço for apertado, as cadeiras sem braços são sem dúvida mais práticas, mas se o espaço não for um problema, elas podem ser luxuosamente confortáveis e versáteis.
‘Adoro assentos com braços, pois são o máximo em conforto e podem funcionar como cadeira de leitura ou ocasional, mas exigem um pouco mais de espaço – como regra geral, precisam de 7 polegadas extras por cadeira, o que é por que eles são frequentemente usados na cabeceira da mesa”, explica Sue Jones, cofundadora e diretora criativa da Oka. ‘Se você tem uma mesa redonda ou muito espaço para brincar, nada pode ser mais convidativo do que cadeiras armadas espalhadas por toda parte – seus convidados vão agradecer por isso.’
Alternativamente, o designer de interiores Phillip Thomas, baseado em Nova York, descreve como eles podem dificultar o engajamento. ‘Alguns clientes meus acham que as cadeiras armadas colocam uma cerca invisível entre os convidados, enquanto as cadeiras sem braços permitem que as pessoas fiquem mais próximas umas das outras. Uma cadeira sem braços também é melhor se o espaço for limitado. Você pode acomodar muito mais pessoas ao redor
uma mesa ao usar cadeiras sem braços.’
Cadeira de jantar de couro Oka Stafford com braços em tabaco
(Crédito da imagem: OK)
Tome cuidado com a escolha do tecido
As salas de jantar são locais suscetíveis a derramamentos, portanto, se você está pensando em cadeiras estofadas para sala de jantar, tome cuidado com a escolha do tecido.
Escolha tecidos que sejam resistentes e resistentes a manchas, diz Roger Jones, diretor da Sibyl Colefax & John Fowler. “O couro e a crina são tradicionais, mas existem muitos tecidos modernos que são igualmente práticos.
“No verão, capas simples de linho nas cadeiras de jantar podem transformar a aparência da sala – e podem ser facilmente colocadas na máquina de lavar caso fiquem marcadas”, acrescenta.
Esta é uma boa opção para quem tem filhos pequenos ou tem mesas de jantar em áreas movimentadas e expostas a muito desgaste, além disso, podem ser uma ótima maneira de refrescar o visual de um espaço de jantar de estação para estação.
Cadeiras de jantar com capas em linho nLadder Leaf em amarelo/oliva e linho Anna Jeffreys e Chintamani em calêndula, ambas Ottoline no The Fabric Collective
(Crédito da imagem: Styling, Katrin Cargill / fotografia, jan Baldwin)
A melhor coisa sobre poltronas estofadas é que você pode ser criativo com os tecidos e com uma variedade tão grande para escolher, com certeza haverá algo que combina com a aparência que você procura. Embora as manchas possam ser uma desvantagem, “os desenvolvimentos na indústria têxtil têm visto a introdução de vários tecidos resistentes a manchas e de alto desempenho, incluindo veludos, chenilles e lençóis que são à prova de vida”, diz Amanda Huber, proprietária da Dining Chair Co, por isso há não há necessidade de comprometer o estilo.