Se você for fazer manutenção em veículos, precisará encontrar uma maneira de tirá-los do chão. No passado, os elevadores subterrâneos eram os mais comuns, mas hoje isso mudou. Na verdade, existem sete tipos diferentes de elevadores automotivos(testados e certificados pelo Auto Lift Institute). Como você determina qual tipo de elevador ou combinação de tipos de elevador é ideal para suas necessidades específicas? Tudo começa com uma melhor compreensão de suas opções.
Elevadores montados em superfície de dois postes
Antes uma raridade, os elevadores montados na superfície de dois postes são agora o tipo mais comumente usado nos EUA. Isso ocorre porque eles podem levantar uma grande variedade de tipos de veículos, mas ocupam menos espaço na oficina do que um elevador de quatro colunas ou outros tipos. Um elevador de dois postes é aparafusado ao chão de fábrica e utiliza um motor elétrico para acionar um sistema hidráulico responsável pela elevação dos veículos na maioria dos casos. Dois braços oscilantes são fixados a cada montante – eles oscilam sob o veículo e pés ajustáveis são usados para engatar o chassi ou apoiar o chassi auxiliar, dependendo do tipo de veículo em manutenção. Muitos elevadores de dois postes vêm equipados com uma barra de fechamento montada na parte superior que garante que os veículos não possam ser elevados além de um determinado ponto por segurança.
Elevadores de pista de quatro postes
Os elevadores de pista de quatro postes também estão se tornando bastante populares hoje. Eles geralmente são aparafusados ao chão e oferecem a capacidade de subir e depois partir para manutenção, em vez de exigir que o mecânico posicione os braços sob o veículo. Na maioria dos casos, esses elevadores utilizam os pneus do veículo para sustentar o carro, o que os torna ideais para uso em situações onde é necessário apenas acessar o material rodante, mas não é necessário retirar as rodas por nenhum motivo. No entanto, eles podem ser equipados com sistemas sem rodas que permitem a remoção das rodas para trabalhos de freio, substituição de pneus, serviço de suspensão e direção e outros trabalhos.
Elevadores de paralelogramo drive-on
Os elevadores de paralelogramo drive-on são interessantes – eles compartilham a funcionalidade de drive up dos elevadores de pista, mas exigem que o veículo seja recuado quando o trabalho for concluído. No entanto, alguns podem oferecer duas pistas, permitindo que os veículos subam e depois saiam, em vez de dar ré. Eles são frequentemente usados como elevadores de alinhamento e podem ser equipados com placas de ajuste de pneus especificamente para esse fim. Devido à sua resistência significativa e tamanho maior, esses elevadores são frequentemente usados na manutenção de veículos maiores e pesados.
Elevadores de tesoura
elevador de tesoura atv
As plataformas tipo tesoura tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos e você as encontrará em uso em diversos tipos de serviços, incluindo trocas de óleo, substituição de pneus, em baias de alinhamento e muito mais. Isso ocorre porque eles podem ser equipados para engatar no chassi para serviço sem rodas ou podem apoiar o veículo pelas rodas. Embora funcionem de forma semelhante aos elevadores de paralelogramo, os elevadores de tesoura não movem o veículo para frente ou para trás ao subir ou descer – eles se movem para cima e para baixo. Você também pode comprar variedades montadas na superfície ou escolher uma versão enterrada. As plataformas tipo tesoura subterrâneas são frequentemente usadas para manutenção de veículos pesados, enquanto as versões montadas na superfície são mais adequadas para veículos de consumo.
Elevadores subterrâneos
Outrora o tipo mais proeminente de elevadores de veículos, os elevadores subterrâneos tornaram-se menos populares com o surgimento de configurações mais leves e adaptáveis, como variedades montadas no piso de dois e quatro postes. Os elevadores enterrados geralmente têm a maioria dos seus componentes localizados sob o chão de fábrica, em um compartimento especial, o que requer diferentes etapas de planejamento e construção. Você encontrará uma série de diferentes tipos de elevadores nesta subcategoria, incluindo elevadores tipo poste, elevadores estilo tesoura e muito mais, dependendo da classificação de peso do elevador. A maioria daqueles projetados para trabalhos pesados usa dois ou três pistões ou tesouras para garantir estabilidade e resistência. Embora os elevadores subterrâneos possam exigir o maior planejamento e uma preparação significativa do local para instalação, eles estão disponíveis na mais ampla variedade de estilos e podem ser configurados para atender às necessidades de praticamente qualquer oficina automotiva.
Unidades móveis de engate de rodas
Precisa do máximo em flexibilidade e opções de configuração? Planeja atender uma série de tipos de veículos diferentes? Se qualquer um desses for o caso, você deve considerar pelo menos unidades móveis de engate de rodas, também chamadas de plataformas móveis de coluna. Curiosamente, estes elevadores são completamente móveis e não estão vinculados a um único local. Eles geralmente possuem rodas localizadas na parte traseira, permitindo que sejam rolados para um novo local para uso. Eles são usados em pares (dois, quatro ou seis, geralmente) e podem ser usados com tudo, desde veículos voltados ao consumidor até veículos pesados, ônibus e veículos de emergência. Embora esses elevadores possam ser posicionados para se adequar a qualquer configuração de veículo, eles exigem uma superfície dura e nivelada abaixo deles para estabilidade.